sábado, 14 de maio de 2011

Pesquisa - Design de Produto

Equipamento

A cadeira "Wassily" foi desenhada pelo arquitecto húngaro Marcel Breuer, professor na escola Bauhaus que se dedicava também ao design de peças de mobiliário em metal. Esta cadeira é feita em tubos de aço cromado, inicialmente designada "Club". Posteriormente o arquitecto altera o nome para "Wassily", em honra do pintor Wassily Kandinsky, seu colega na Bauhaus. Esta cadeira tem função estética.
Le Corbusier é considerado um dos mais importantes arquitectos do século XX, e, juntamente com Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand desenhou a Chaise Loungue. Esta cadeira tem função estética, e também função prática pois é destinada para o Homem descansar.

Max Bill desenvolveu uma poética aprofundando o conceito de infinitude, essencializando a linha como se não existisse o começo ou o fim, o que se pode ver nesta peça escultórica chamada Unidade Tripartida. Esta peça tem somente função estética.


Cerâmica

Estas jarras têm uma função estética. Foram desenhadas pelo arquitecto Alvar Aalto para a Iittala, com as mais variadas formas, tamanhos e cores, podendo assim o cliente dar-lhe o uso que quiser.

Este jarro foi criado por Alessandro Mendini, e tem função prática. As várias pegas do jarro permitem ao cliente pegar onde bem lhe apetecer e onde der mais jeito.

Ourivesaria

Relógio desenhado por Philippe Stark para a Fossil, com função estética e simbólica, pois o nome do criador é visível no relógio. O modelo analógico para mulheres surge com uma caixa de aço brilhante, com um mostrador branco ou cristal rosa e a pulseira – em forma de escrava ajustável – foi desenhada em pele cinzenta e branca.


Têxtil

Obra criada por Joana Vasconcelos com ultilização de vários tipo de tecidos, estes também com várias cores, padrões e texturas. Esta obra tem função estética.

Estes ténis tem função simbólica, pois todos eles têm a marca do lado de dentro dos ténis. Existem em variadas cores, com variados tecidos e padrões, embora a sola e a parte branca da frente seja sempre o mesmo design, variando apenas nas cores usadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário