sábado, 14 de maio de 2011

Módulo 5 - Design de Produto

Aula 1 - Projecto
Nesta aula, os professores começaram por uma explicação para a organização das folhas A3 de papel cavalinho e das folhas de esquiço, indicando-nos as medidas da legendas, margens, etc. Em seguida foi-nos apresentado um pouco da história do design.
A palavra "design" vem de "disegno" (em italiano), ou de "desígnio" (intenção-finalidade).
Quando se fala em design, convém ter em atenção três funções:

Função Prática - Função Estética - Função Simbólica

No contexto histórico o design começou a desenvolver-se a partir da revolução industrial (séc. XVIII / XIX), com a invenção das máquinas a vapor e da produção em série. O design sempre teve grande influência na Natureza.

O design como...
... Obra de Arte: tem de ter um carácter único.
... Produção Artesanal: manual (ou predominantemente manual); de pequena produção.
... Produção Industrial/em série: maquinizada; produção de muitos exemplares idênticos.

Domínios e Aplicação do Design:
- Mobiliário
- Equipamento Urbano
- Produto

Duas disciplinas essenciais para a concepção do design são a Ergonomia e a Antropometria. A Ergonomia permite a concepção de utensílios, equipamento, máquinas e dispositivos com o máximo de segurança, eficácia e conforto. A Antropometria estuda os valores métricos globais e parcelares do corpo humano, tendo em conta a amplitude dos seus movimentos.

Metodologia Projectual:
A componente de projecto só começou a ser usada no final do séc. XIX / início do séc. XX.
"O design é planeado, não nasce espontaneamente como uma criação artística".
"(a metodologia projectual) É a organização de um conjunto de acções que orientam o processo criativo na elaboração de um projecto e apoia-se em dois níveis diferentes: a atitude criativa e emotiva e a atitude lógica e racional."

Fases: 
1- Estruturação do problema
2- Projecto e Experimentação
3- Realização

Design Ecológico: Reciclagem e reutilização de materiais.

Acabada a apresentação, os professores indicaram-nos o que teríamos de fazer na pesquisa (dentro do design de produto teríamos que pesquisar áreas como a de equipamento, cerâmica, têxtil, ourivesaria, etc. e indicar qual a sua função (prática, estética ou simbólica) e história.
Depois desta explicação, os professores explicaram-nos como fazer o Método Europeu com linhas de cotagem, numa folha A3, na escala que quiséssemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário